Dia Nacional do Pijama

O Dia Nacional do Pijama, que se celebra a 20 de Novembro, tem como objectivo relembrar, todos os anos e a todos, que “uma criança tem direito a crescer numa família”.

Por todo o País (este ano, por calhar em domingo, será a 21 de Novembro), “as crianças até aos 10 anos (creche, jardim de infância e escola de 1.º ciclo), nas instituições e escolas participantes, de todo o País (continente e ilhas) – ou de países onde há escolas portuguesas –, vão de pijama para a escola e passam, assim, o dia em atividades educativas e divertidas até regressarem a casa”, segundo informação facultada pela organização da iniciativa, Mundos de Vida, no seu site http://www.mundosdevida.pt/_O_que_e_o_Dia_Nacional_do_Pijama.

Até pode parecer brincadeira, mas a mensagem por trás deste Dia é muito forte. O pijama é aquele objecto que nos faz sentir em casa. Se passamos o dia à espera do momento em que o vamos vestir, terá muito que ver com o conforto do lar. Assim, um dia inteiro para se andar de pijama quer chamar a atenção para aquelas crianças que não têm esse conforto. Que não têm este pijama metafórico.

Segundo a organização, este dia, que se celebra desde 2012, quer “promover o acolhimento familiar de crianças e reduzir o número de crianças institucionalizadas”.

Em 2013, a União Europeia apelou ao nosso país para “criar mais filtros para impedir a institucionalização de mais crianças e que fosse desenvolvido o acolhimento familiar”. Com essa ideia em mente, a Mundos de Vida já acolheu 118 crianças em famílias de acolhimento através do programa “Procuram-se Abraços”.

Por isso, dia 20, quando estiver de pijama ao lado dos seus filhos, lembre-se disto. Um pijama é também a nossa casa a abraçar-nos. E há tantas crianças a precisarem desse abraço…

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.

Não mostrar esta mensagem novamente
BREVEMENTE

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.