6 Dicas para o ajudar a ser mais paciente

Fazer birras faz parte do desenvolvimento de uma criança, e á medida que vão crescendo vão tentando, de forma constante pôr os pais à prova. A questão é: como lidar com toda a impaciência deles, e com os desejos de querer tudo aqui e agora? Ensiná-los a esperar! E como? Ficam 5 dicas práticas para o dia-a-dia às quais deve recorrer desde que eles são pequeninos:

  1. Ensine-o o que não deve interromper os outros – quantas vezes os adultos estão à conversa e eles interrompem, vezes sem conta, para pedir ou perguntar mil coisas. Diga-lhes de forma calma que está a terminar uma conversa e que quanto terminar ouvirá com atenção aquilo que ele quer e precisa. Se permitir que ele esteja sempre a interromper ele nunca vai aprender a esperar.
  2. Evite “pequenas mentiras para despachar” – tais como “daqui a 1 minuto, espera”, quando na verdade não será nem perto de um minuto; ou “5minutos e chegamos”, quando estão longe disso. Essas pequenas mentiras farão com que esteja frequentemente a questionar e se torne impaciente. Porque na verdade não a resposta não corresponde á realidade e isso deixa-os ansiosos.
  3. Demore um “pouco” mais a responder – se parar tudo o que está a fazer, seja em que situação for, só para lhe responder no imediato, mais uma vez, ele não irá aprender a esperar. Todas as crianças testam os pais para saber até “onde podem ir”, se não impõe limites, eles começam a tomar conta da situação. Mostre-lhe de forma tranquila que o que está a fazer também é importante, mas que sem dúvida alguma, lhe dará a atenção que ele merece atempadamente.
  4. Evite estar sempre a falar de datas importantes – “estás quase a fazer anos”, “o Natal está a chegar”, “Já falta pouco para a festa”. O tempo para eles não passa da mesma forma que para si. Se estiver sempre a mencionar algo que ele quer muito, a ansiedade vai aparecer. Se for mais crescido, usar um calendário pode ser útil para ele começar a ter a percepção do tempo.
  5. Aprenda a entretê-los – Se estão numa sala de espera antes de uma consulta durante 1hora não ache que ele se vai entreter sozinho todo esse tempo. Se nós próprios, adultos, ficamos impacientes, imagine o quanto eles não ficarão. Ensine brincadeiras que ajudem a passar o tempo, com os recursos que tem disponíveis. Mesmo que não existam muitos brinquedos, converse com ele, invente brincadeiras como “encontrar objectos de uma determinada cor; espreite à janela e crie uma história com ele sobre o que vê”.. Vai ajudá-los a passar o tempo e consequentemente a saberem esperar de forma organizada.
  6. E como em tudo o que falamos na educação.. dê o exemplo – de que adianta pedir-lhe para esperar se no seu dia-a-dia quer tudo na hora?. A velha máxima do “faz o que eu digo, não faças o que eu faço” já sabe que não resulta.
Dra. Maria Alarcão

Psicologia Clínica

Médica Psicóloga Clinica infantil

13726655_1751867141691494_3018430576414851694_n

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.

Não mostrar esta mensagem novamente
BREVEMENTE

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.