7 Formas de Lidar com os Pesadelos

  1. Sente-se junto do seu filho e peça para que ele explique o que o assusta, enquanto o ouve com atenção.
  2. É verdade que poderá estar cansado, afinal se calhar ele acordou-o a meio da noite, mas tente compreender o seu medo e perceber que ele precisa de se agarrar a si para se acalmar (o que por vezes pode levar algum tempo e requer que esteja desperto e disponível).
  3. Encontre a melhor forma de o acalmar e de que maneira é que consegue desviar a sua atenção para coisas boas. É importante que ele perceba que se tratou de um pesadelo e que nada é real.
  4. Dê-lhe algum brinquedo que o tranquiliza e acalma, para que quando se vá embora ele tenha uma “companhia” que afasta os medos (peluche, boneco etc).
  5. Deixe uma pequena luz de presença no quarto para que o escuro não seja mais um fator de medo (que tão natural é quando são pequenos).
  6. Conte-lhe histórias que de alguma forma ajudem a desmistificar os medos que tiveram. Algumas brincadeiras como identificar as sombras na parede com as mãos também podem ajudá-lo a dominar o medo.
  7. Ainda que possa ser mais fácil deitá-lo na sua cama, porque a si lhe permite descansar e a ele acalma-o, lembre-se que depois de se encontrar tranquilo deverá leva-lo novamente para a cama dele. Só assim está a permitir que construa defesas psicológicas para enfrentar os seus medos sozinho daí em diante.

É importante que conversem sobre os sonhos e esteja atento ao seu conteúdo. Caso se repitam sempre nas mesmas situações ou tenham sempre o mesmo tema é porque existe algum fator que lhe está a causar stress. Se persistirem por mais de 6 meses (de forma sistemática) ou tiverem sempre um conteúdo muito violento poderá ser importante contactar um especialista de forma a compreender o que se passa.

Dra. Maria Alarcão

Psicologia Clínica

Médica Psicóloga Clinica infantil

13726655_1751867141691494_3018430576414851694_n

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.

Não mostrar esta mensagem novamente
BREVEMENTE

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.