A criatividade é muscular

“Quem tem mais imaginação? O homem que vive isolado na ilha, sem nada, ou o homem da cidade, que vive rodeado com tudo?”, perguntou-me um dia o meu avô quando eu era muito pequenina. Respondi que “o homem da ilha porque tem muito tempo para imaginar. Não tem nada para fazer.” A maioria dos meus alunos responde o mesmo.

Explico que a imaginação humana tem a dimensão do seu conhecimento – formal e não formal. O homem não consegue imaginar o que não conhece. “Será que alguém consegue realmente imaginar e sentir no corpo a sensação de um avião levantar voo sem nunca o ter experienciado?”

Por aqui se segue e rapidamente faz-se a relação com a palavra criatividade. A Imaginação deriva do verbo imaginar e criatividade do verbo criar. O primeiro expressa uma qualidade mais abstrata que vai ganhar corpo através do segundo, da capacidade de criar, de tornar físico, palpável ou executável.

Para criar alguma coisa é necessário formular e/ou seguir estratégias/regras: para construir uma casa é preciso seguir um plano de arquitectura; uma bailarina aprende técnicas de dança; um pintor, técnicas de desenho e pintura, etc. Por outro lado, ser criativo é também ser capaz de dar resposta a um problema: um actor, caso se esqueça da sua deixa a meio do espectáculo não pode parar, tem rapidamente de encontrar uma solução.

Saber encontrar rapidamente uma resposta para um problema é uma competência que nos é solicitada constantemente. Em todas as áreas de vida. No trabalho, na escola, na rua. A rapidez e fluidez com que resolvemos um problema/um imprevisto pode influenciar o nível de frustração a que nos sujeitamos e a confiança com que seguimos em frente.

Actividades como a música, o teatro, a dança, o desenho e a pintura, que tanta relação têm com o Português, a Matemática, a Geometria Descritiva, a História, permitem aos alunos desenvolver capacidades criativas, além da capacidade de intertextualidade.

Quando os alunos me dizem que não têm criatividade para escrever uma estória, digo-lhes que sim. Que as técnicas aprendem-se e que quanto mais se tentar, mais ideias irão certamente suceder. A criatividade é muscular. Basta ir ao ginásio.

 

Exercício:

Palavras-chaves -> Descodificar a simbologia dos signos | Listar | Planificar | Organizar | Rede de Segurança

Registar o todos os elementos que observa na fotografia em duas listas distintas e em modo de supermercado:

numa: todos os elementos concretos [Lista Objectiva]

noutra: [Lista Simbólica] onde regista todos os significados possíveis de cada elemento individualmente e em conjunto; do que lhe transmite.

  • azeite; cebolas; iogurtes

que substituídos pelos elementos das fotografias resulta, por exemplo, em:

– [Lista Objectiva]

  • janela; luz preta, candeeiro, etc.

– [Lista Simbólica]

  • frio; tensão; força; união; caminhada; etc.

Em suma, a lista deve ser organizada por palavras singulares ou, no máximo, em locuções; listar frases não é o pretendido, pois uma frase poderá direccionar o rumo da história e constituir assim um bloqueio a outras possibilidades; o que se pretende é criar uma rede de segurança para a auxiliar durante todo o momento da escrita.

Escreva uma pequena estória a partir da fotografia. Não é pretendido uma ilustração da fotografia nem uma legenda; a fotografia é um mero ponto de partida e as palavras recolhidas não têm de constar todas na história, é apenas uma rede de segurança onde pode ir buscar palavras e ideias para iniciar, continuar e finalizar a sua história. De onde pode retirar ideias sempre que precise, sempre que sentir um bloqueio. É por essa razão que é importante não escrever frases durante a feitura das listas. O texto pode ter o género que quiser, pode ser uma crónica, uma carta (literária, claro), um poema, uma prosa poética, conto, etc.

Prof. Susana Moura

Escrita Criativa

Professora de Escrita Criativa e Português para Estrangeiros (PLE)

logo-cmt

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.

Não mostrar esta mensagem novamente
BREVEMENTE

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.