Dicas práticas para a grávida escolher a sua roupa

woman-1235716_1280-pixabay-roupa-gravida

Tecidos leves:
É sabido que as grávidas têm sempre mais calor, devido a questões hormonais. Por isso, é importante que optem por peças de roupa que se adequam à estação do ano.


Roupas pouco apertadas:
A mulher durante a gravidez e depois no pós-parto tem tendência ficar com alguns edemas (inchaço) também devido a alterações hormonais e posteriormente a acumulação de fluídos. Desta forma, pensem sempre em roupas (giras, claro!), mas que também vos possam proporcionar conforto, tendo em conta que estarão mais inchadas no fim da gravidez e no pós-parto.

Outra questão importante é que não deverão usar roupas muito apertadas na zona da púbis no pós-parto, especialmente se o parto for cesariana para não efectuar pressão sobre a sutura e assim prejudicar a recuperação.

Vestidos em geral são uma opção boa e sempre na moda!

Atenção ao tipo de tecido:
O tipo de tecido também é importante para não provocar alergias, visto que na gravidez é normal estar mais sensível e o cuidado com a pele é fundamental. Opte assim por tecidos como o algodão ou lã.

Calçado apropriado:
Mais uma vez o edema, que referi há pouco, pode estender-se até às pernas e pés provocando inchaço. Por isso, o calçado deve ser adequado para evitar dores ou até mesmo feridas nos pés.  Se tiver problemas de circulação nas pernas, o recomendado será usar meias de contenção durante a gravidez e pós-parto, dado que esta situação tende a agravar nesta fase.

Usar um soutien apropriado:
As mamas são uma zona que irá sofrer alterações ao longo da gravidez e pós-parto e por isso deverão ter especial atenção às mesmas. Um cuidado importante é escolher o soutien apropriado a cada fase (vejam mais aqui: http://www.bebesaudavel.com/2016/01/18/como-escolher-um-soutien-na-gravidez-e-pos-parto/ )

Sinta-se bem:

É fundamental que se sinta bem, além de confortável, na sua roupa! O nosso corpo muda é certo, mas aceitá-lo e amá-lo é importante. A roupa ajuda, sem dúvida na nossa auto-estima, mas qualquer toilette assentará melhor quando nos sentimos verdadeiramente bem!

Enf. Carmen Ferreira

Enfermagem

Enfermeira e autora do blog Bebé Saudável.

bebé saudável

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.

Não mostrar esta mensagem novamente
BREVEMENTE

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.