A semente da Solidariedade


Devíamos ter 7 ou 8 anos, não me lembro bem. Ela era da minha sala. Era ruiva, tinha sardas, era enfezada e todos diziam que tinha “tinha” e estava sempre cheia de piolhos. Ninguém se chegava perto dela para brincar. O sorriso dela sempre desenhado para baixo. Eu observava tudo em modo olho de peixe. Ainda me lembro do pátio, do campo de futebol onde todos corriam e ela num canto, sozinha. Eu via-a. Mas o que é isso da tinha? Lembro-me de perguntar a alguém de quem não me lembro, é uma doença da/na cabeça e pega-se, é contagiosa. Eu era tão tímida como ela e achava-me uma fracota, sempre incomodada com os vestidos de fazenda que me picavam o corpo.

Um dia, lá estava ela, sozinha, à roda da trave da baliza sem rede. Lembro-me de alguém a gozar ao longe e o ritmo da roda dela ir desacelerando. Enchi o peito de ar, cheia de medo, sabia que também ia ser gozada, já não bastava ser filha de pais separados, o que naquela altura e numa vila que mais parecia um lugarejo não era lá muito bem visto, ai, ai, no que me vou meter. Lembro-me deste misto de emoções e pensamentos a passarem-me pela mente numa fracção de segundos e de repente lá estava eu ao pé dela, vamos brincar? Não me lembro de mais nada, a não ser que a partir desse dia passei a sentar-me ao pé dela na carteira, apanhei os ditos piolhos, é verdade, cortaram-me o cabelo bem rentinho, parecia um rapaz, mas ganhei uma amiga.

Hoje, quase a chegar aos 40 anos e com a vida que por ali se meteu entre nós, não me lembro do nome dela, mas jamais me esqueci do rosto dela e do branco dos dentes dela quando quando ela me ofereceu o seu primeiro sorriso e as muitas gargalhadas nos tempos que se seguiram.

Aprendi ali, naquele recreio o que é a Solidariedade, que é também dar do que é nosso, sejam brinquedos, roupa, pão, mas é mais, é um abraço que nos surpreende num dia de chuva, um sorriso que nos aquece o coração.

A Solidariedade é o desapego do eu e um olhar atento ao outro.

Prof. Susana Moura

Escrita Criativa

Professora de Escrita Criativa e Português para Estrangeiros (PLE)

logo-cmt

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.

Não mostrar esta mensagem novamente
BREVEMENTE

Entre no clube Mini Style e seja a primeira a receber informação e descontos exclusivos.