Três, dois, um: acção! E com os nossos filhos ao lado…

Como todos sabemos, a prática de actividade física é cada vez mais importante nas nossas vidas e na vida dos nossos filhos. Hoje em dia, as crianças praticam muito menos actividades físicas do que antigamente pois, como todos sabemos, facilmente trocam qualquer brincadeira que os obrigue a “mexer” um pouco, por jogos electrónicos nos computadores ou consolas, pela Internet, pelos telemóveis ou simplesmente pela televisão.

 

Estaremos a criar uma geração de crianças sedentárias?

 

Na minha opinião, sim, e cabe-nos a nós, pais e educadores, mudar um pouco esta triste realidade, que mais tarde ou mais cedo, irá ter consequências nefastas na saúde dos nossos filhos.

 

Com pequenas alterações no nosso dia-a-dia, com a introdução de hábitos de vida saudável através da prática de exercício físico e uma alimentação cuidada, (evitando a chamada comida fast foodpizzas, hambúrgueres, refrigerantes, etc.) desde as primeiras etapas da vida, iremos, certamente, garantir um crescimento mais harmonioso das nossas crianças.

 

Por esta altura, já deve estar a pensar: “como posso fazer isso? A minha vida é uma ‘loucura’… Acordar cedíssimo, arranjar-me, dar o pequeno-almoço às crianças, deixá-los na escola, trabalhar o dia todo, ao final do dia ir buscá-los à escola, dar banho, fazer o jantar…onde vou arranjar tempo para ainda praticar exercício físico com eles?”

 

Pois bem! A minha sugestão é simples: duas a três vezes por semana dispense apenas 20 a 30 minutos do seu dia (de preferência quando chega a casa, e antes de lhes dar banho) e em conjunto com os seus filhos cuide um pouco mais de si e da saúde da sua família pois a prática regular de actividade física tem um impacto significativo na qualidade de vida e na saúde de todos. Quanto mais cedo as crianças começarem a prática regular de actividade física, maior é a probabilidade de continuarem essa prática ao longo da vida, interiorizando, assim, um estilo de vida mais saudável.

 

Este fim-de-semana, saia de casa e experimente fazer um treino com os seus filhos!! Vai ver que eles vão adorar! Em conjunto, realizem esta sequência de 8 exercícios:

Box jump;

Tríceps numa cadeira;

Push ups;

Agachamento;

Agachamento com salto;

Sit up (abdominal);

Saltos de coelho;

Montanhista.

Executem cada exercício durante 20”, descansem 30” e avançam para o próximo exercício. No final dos oito exercícios voltem ao início e repitam o circuito 3 vezes.

Como uma imagem vale mais que mil palavras, deixamos-lhe um pequeno vídeo com os exercícios.

Já não tem desculpa para não começar em 3, 2, 1: ACÇÃO!

 

 

Pedro Miranda

Personal Trainer

Personal Trainer, cofundador da Koobby.

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